segunda-feira, 30 de junho de 2008

REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA NUMA FESTA DE FORMATURA

REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA NUMA FESTA DE FORMATURA - Parte 1
Esta é uma cerimônia de investidura. Jovens alunas recebem o título de professoras! Com isto há uma total reviravolta nos papéis sociais até então desempenhados por elas. Continuarão operando dentro de uma escola mas como representantes de um sistema de normas educacionais preestabelecidas que devem ser impostas aos alunos.
Todas elas estão cônscias dessa dupla corrente de sociabilidade: a que envolve o ajustamento do imaturo aos padrões do adulto e a que exprime as suas próprias necessidades e tendências. Diz Antônio Cândido “que na confluência de ambas situa-se a prática pedagógica, tanto mais satisfatória quanto melhor conseguir atenuar a tensão das duas correntes. Esta pode ser latente, limitando-se à concorrência normal dos grupos de idade e pode ser conflitual, levando ao desenvolvimento de atitudes e normas socialmente reprovadas. É o caso de grupos de delinqüência infantil e juvenil. Num sentido e noutro influem, é claro, as condições do meio”.
O professor terá, nesse contexto, sua dose de responsabilidade. Ele é um líder cuja autoridade se baseia em três elementos essenciais: idade, status e força. O primeiro, a idade, tem aqui um significado social que transcende o nível biológico. Embora jovem, a professora é portadora de uma bagagem cultural que a coloca acima dos alunos investindo-a da capacidade de coagi-los. Quanto mais for reconhecido o status da professora nos grupos de origem do aluno, maior será a sua ascendência sobre o educando. O último elemento, a força, completa o tipo de dominação magisterial, uma vez que tem meios de repreender e punir seus alunos.
Continua...

Um comentário:

Anônimo disse...

Hebe
Já li e reli umas 20 vezes este texto, pois é uma "ultrassonografia" do ofício de ser professor....Lamento só ter acesso à ele agora pois dei aulas de Filosofia da Educação na UNICID e procurei em vão um texto como este para trabalhar com os alunos de Pedagogia ou de Letras.
Ele deveria ser leitura obrigatória nos cursos de formação de professores.Lendo-o,pude perceber que você e alguns outros mestres que tive se enquadram naquela categoria de "carismáticos" descritos por você magistralmente....Infelizmente,a grande maioria está mais para a descrição de Robert Ellis....sem citar nomes, me lembro de uma professora que me fez detestar História Geral......
Estarei sempre aqui!!