quinta-feira, 26 de junho de 2008

Um caso inusitado

E a excursão prosseguia. Passaram por Salvador e admiraram o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. Visitaram igrejas, conheceram o barroco dos séculos XVI e XVII e a culinária local com toda sua história. Estava aí a oportunidade do casal mineiro falar de suas riquezas, do conjunto de obras do Aleijadinho, do movimento da independência. e de seu trágico desfecho, de Ouro Preto e das diferentes histórias sobre Chica da Silva e Bárbara Heliodora.
Mais uma etapa da excursão: Recife e Olinda. Além das belezas naturais havia muita coisa para ser lembrada. A presença dos holandeses e a luta para expulsá-los, os usos e costumes da região foram objeto de conversas que pareciam não mais ter fim. Os que conheciam as obras de Gilberto Freyre se estenderam comentando os usos e costumes do Brasil colonial. E nossas ilhas atlânticas? Em Fernando de Noronha o grupo não falou. O cenário era para ser contemplado!
Em Fortaleza, ponto final dessa maravilhosa viagem, o grupo permaneceu silencioso se encantando com o pôr do sol que deixava no mar uma estrada de fogo. Era um espetáculo inolvidável! Só quando a noite chegou eles romperam o silêncio e, pela primeira vez, o assunto era pessoal: por que cada um fizera essa viagem.
O casal mais jovem foi o primeiro a falar:
- De início pretendíamos fazer uma viagem pré-nupcial. Estamos juntos há. um certo tempo e, agora, decidimos nos casar. Mas, como historiadores, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o Brasil e confrontar com o que sempre vimos através de livros. A companhia de vocês alargou, e muito, os nossos conhecimentos. Todos os problemas apresentados foram discutidos sob ângulos diferentes e isso nos permitiu dar um novo enfoque ao nosso trabalho.
- É interessante verificar que também foi o casamento a razão de nossa viagem adiantou-se o casal de Minas Gerais. Quisemos rever, depois de 25 anos, os lugares onde passamos nossa lua de mel. Naquela ocasião, como era de se esperar, não vimos nada do que esta viagem nos proporcionou. Além de sentimental, esta foi uma experiência enriquecedora.

Nenhum comentário: