terça-feira, 5 de agosto de 2008

PROFESSOR: VALE A PENA SER? – parte 1

Ser professor... Para uns é maravilhoso! Para outros, nem tanto. Por quê?
Ser professor não é uma tarefa fácil. Exige qualidades que nem todos possuem e sacrifícios que muitos não estão dispostos a fazer. Bem ou mal preparados, jovens põem-se a ensinar e aí começa o encantamento ou a desilusão por esse mister.
Lecionei durante 33 anos e há tempos estou aposentada. Conheci todas as dificuldades inerentes a esse trabalho. E não foram poucas. Mesmo assim, todos os obstáculos iam se transformando em desafios. Eram convites para ultrapassa-los e, uma vez isso feito, novas facetas iam surgindo me impulsionando para “ir além”...
Os conhecimentos adquiridos na minha formação para o magistério constantemente precisavam ser revistos, ampliados, reformulados e, algumas vezes, substituídos. Afinal, não se pode ter a pretensão de sair de um curso “pronto e acabado como Minerva da cabeça de Júpiter”. A preocupação em adequar meus conhecimentos com a realidade sempre esteve presente no meu dia-a-dia. Mesmo depois de aposentada procurei atualizar-me e analisar criticamente a minha atuação enquanto lecionava. Muitas coisas, hoje, eu poderia fazer melhor...
Sempre soube que para conseguir um bom resultado não bastava transmitir conhecimentos, só especializar-me e fazer carreira. Todas estas atividades eram simplesmente reducionistas para alguém que se propunha ensinar. Era algo mais amplo. Era uma missão de transmissão que exigia competência, técnica e arte.
Quando Platão dizia que “Educar é dar ao corpo e a alma toda beleza e perfeição de que são suscetíveis” chamava atenção para um requisito essencial para que isso acontecesse: o eros, que é a um só tempo, desejo, prazer e amor; desejo e prazer de transmitir, amor pelo conhecimento e amor pelos alunos. Na sua ausência, os professores ficarão infelizes e os alunos entediados...
Continua....

Um comentário:

Anônimo disse...

Competência, Técnica e Arte:esse é o tripé que sustenta o ofício de ser professor.....
Hebe , te admiro cada dia mai pela lucidez.
Beijos
Mirian