quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Depois da aposentadoria - novos caminhos

Depois que me aposentei não mais quis dar muito espaço para o que havia feito nos últimos trinta anos. Sempre achei que não temos o hábito de explorar nosso potencial., apenas o arranhamos. Não podia deixar de lado toda a minha experiência, mas queria trilhar novos caminhos. Tantos interesses povoaram minha mente na longínqua adolescência! Muitos deles foram abandonados, eu acreditava, provisoriamente. Precisava optar por um deles, ganhar minha independência, procurar ser uma profissional respeitável, reciclar-me freqüentemente... Só com a aposentadoria pude rever com mais atenção meus antigos interesses. E eles foram aflorando!!! Desenho e pintura foram os primeiros. Comecei freqüentando cursos, ateliês e criando coragem para expor meus trabalhos. Tive sorte. Ganhei prêmios no Brasil e no exterior durante os dez anos que me dediquei a essa atividade.
Foi quando me interessei pela Informática. Encantei-me ao percebê-la como ferramenta indispensável para um outro campo que me atraia: a escrita.Sempre abominei a máquina de escrever. Meu ritmo como datilógrafa não se ajustava com o das minhas idéias. O computador permitia que eu despejasse, sem nenhuma ordem, tudo que eu pretendia escrever. Só depois, então, passava a ordenar o texto. Comecei a por no papel, de modo sistemático, as histórias que criara para minha neta, a história de vida de minha mãe – Uma mulher, uma revelação - depois passei a participar de antologias, concursos até que resolvi editar meus trabalhos: Pois é!!! Cada um na sua ... e Ah! Essas crianças ( literatura infantil); Elas, as pioneiras do Brasil (Historia do Brasil sob a ótica feminina) e Enfermeiras do Brasil –Historia das pioneiras (esta em parceria com Victoria Secaf). Simultaneamente escrevi a biografia de 6 patronos de cadeiras da Academia Paulista de Psicologia. A minha experiência com a pintura permitiu que eu ilustrasse meus livros.
A informática também me deu instrumentos para outras atividades. Usando o Corel Draw pude fazer desenhos para ilustrar alguns documentários que realizei no Power Point e no Delphi. Assim nasceram os seguintes documentários: Quer saber como eu era no século passado? (sobre os 21 anos de minha neta); Jornal editado durante 21 anos, sempre no Natal – O Amigo Indiscreto – para que minha neta,nascida em 1979, conhecesse o estilo de vida da nossa família (reunido num CD); Pintura – representando um Museu, com muitas salas, cada uma apresentando 11 obras de minha produção ( lápis, carvão, aquarela, nanquim, pastel, óleo e acrílico sobre tela, técnicas mistas e artesanato, em CD); Século XX ( Historia da família desde o final do século XIX, por décadas e a partir do meu casamento, em 1952, ano a ano); Numerologia (em CD) todos usando o programa Delphi. No Power Point – Pinturas - sobre meus quadros premiados, com suas fotos e Histórias infantis - Descobrindo o mundo - ilustradas e com movimento.
Ainda utilizando a Informática desenvolvi os desenhos necessários – em Corel Draw - para depositar, em 2003, um invento – Placa para apresentação de genealogia sob a forma concêntrica e sintética – no INPI. Por incrível que pareça só agora, em 2009, consegui obter a Patente. Dá tempo para qualquer invento se tornar obsoleto. O outro, que era sob a forma analítica, não foi aprovado e a argumentação para tanto foi totalmente ridícula. Não é a toa que os inventores do Brasil acabam patenteando seus produtos no exterior. Pois é, dizem que o desenvolvimento de um país pode ser medido pela sua capacidade inventiva. O brasileiro é criativo, mas com o nosso INPI...
O importante, entretanto, é ir tentando ...

3 comentários:

Anônimo disse...

Hebe
Nesta vida , há os que assistem, entediados, o tempo passar e há os que agarram a vida com unhas e dentes, fazendo de cada segundo vivido algo marcante e profícuo.Você sempre foi do segundo time.
Você já se eternizou....
Sua ex-aluna e eterna aprendiz

Mirian Sanches

Unknown disse...

Edina Cardim

Querida Mestra,li apenas seu primeiro capitulo e ja fiquei maravilhada com a liçaõ. Beleza de dedicação aos estudos, esforço por aprender. Eu tambem pinto, oleo sobre tela, fui fazer porque estava muito sozinha precisava sair da solidão, realmente muitos caminhos se abriram.
Mas a sra esta de parabens pelo seu trabalho, é maravilhoso e grande exemplo para todos nós.Muito Obrigado
Ex aluna do IEPENHA.
Edina cardim : edina.cardim@terra.com.br

Anônimo disse...

Sra. Hebe,
Que prazer ler não somente suas estórias contadas enriquecendo as palavras, ao invés das palavras enriquecê-las, dado o conteúdo leve e que prende a atenção, mas também saber de sua mente aberta e jovem aos constantes aprendizados, como o de informática...
Seu exemplo é digno de menção e de ser seguido. Parabéns!
Recomendei seu blog a algumas pessoas, para que se deleitem com sua espiritualidade envolvente.
Um abraço.
Nilza (da Aba Textos Traduções, lembra?)