sábado, 15 de maio de 2010

Elas vieram de longe... Seculos XIX e XX

"A vida não acaba com a morte e sim com o esquecimento" Garcia Marques

Mais uma vez, pensando em Garcia Marques, organizei esse livro que será lançado no final de junho buscando resgatar a memoria de mulheres estrangeiras que foram fonte de inspiração para as brasileiras.
Na minha infancia eu invejava a sorte dos meminos.A vida das mulheres de então, na sua maioria, era insossa. Ah! os homens,esses sim, podiam estudar fora, tinham independência e maior liberdade.
Entretanto dois fatos me fizeram mudar de opinião: dominar a leitura e a descobrir que as mulheres poderiam ter os privilégios que os homens tinham se lutassem por eles. Seriam conquistas e não dadivas. Era um desafio e tanto! Bastava que as mulheres se engajassem nele!
Assim a leitura permitiu que minha curiosidade fosse satisfeita sem precisar, muitas vezes, enfrentar a resistência dos adultos em esclarecê-la. Lendo tive noticias da cientista Mme. Curie, da poeta Zalina Rolim, da primeira deputada brasileira, Carlota Pereira de Queiroz...
Por que, então, não divulgar o arrojo dessas brasileiras ao longo de nossa historia na conquista do espaço que hoje trilhamos com desenvoltura? Por meio de 60 biografias contei a Historia do Brasil sob a ótica feminina no "Elas, as pioneiras do Brasil - A memorável saga dessas mulheres."
Posteriormente, com Victoria Secaf, foi a vez de narrar a luta de 15 mulheres na implantação do sistema Nightingale na enfermagem brasileira ( "Enfermeiras do Brasil - Historia das Pioneiras"já na 2a. edição). Essas publicações visavam mostrar que, embora nosso pais fosse jovem, "com desenvolvimento mais lento que nossos vizinhos do Norte, e com recursos menores" produziu mulheres maravilhosas mesmo com as mais variadas dificuldades (familiares, legislativas e religiosas).
E agora, para não ser uma voz isolada, convidei uma pleiade de mulheres para escrever sobre a contribuição de 21 estrangeiras, de diversas especialidades e nacionalidades, no desenvolvimento cultural de nossa terra e como fonte de inspiração do gênero.
O resultado está aí: "Elas vieram de longe... Séculos XIX e XX."

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Hebe!
Por sua coragem , iniciativa, e todas as qualidades que fazem de voce um ser humano muito especial.Sinto-me orgulhosa de te-la como amiga, mestra e agora, sua colaboradora...
Desejo sinceramente que chegue aos 120 anos com a mesma coragem.
Mirian